Pesquisar

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Quanto posso engordar na gravidez?

Afinal, quanto devemos engordar para estarmos dentro da média, durante o período da gestação?
A princípio, se você é nova no assunto e está achando que não vai ganhar uns quilinhos, sem querer ser grossa, esqueça! Não tem jeito menina, o ganho de peso é necessário neste período em que você está gerando uma vida. Seu corpo cresce, o útero se dilata, o bebe vai ganhando peso, tem a bolsa, a placenta, a água, volume sanguíneo, líquido amniótico, enfim, se você não engordar, pode se considerar uma extraterreste.
Este aumento na balança, é extremamente importante para garantir a saúde da mãe e do bebe também.
"Mas quanto é o ideal e quando sei que passei dos limites?"

Bom, isso depende muito de cada mulher. Mas o que posso adiantar é que ouvirão da maioria dos médicos que o ideal é engordar de 9 a 12kg por gestação (Não sendo de gêmeos).
Uma forma legal para você saber o quanto pode e deve engordar, é calcular seu IMC. Cada IMC tem um resultado final ideal de peso na gestação. Achei no site BabyCenter, cujo eu admiro e adoro ler, algo muito interessante. No site contém uma calculadora da gestação, para que vocês possam fazer esse cálculo e se situarem em seus pesos, de forma razoável e segura.


Siga as recomendações da calculadora. O link está aqui:
http://brasil.babycenter.com/t1100070/calculadora-do-ganho-de-peso-na-gravidez

Bom, se você ainda deseja uma explicação um pouco mais específica sobre isso, direi mais ou menos quanto é normal engordar mês a mês durante a gestação.

-No primeiro trimestre, o ideal seria se você engordasse até 2kg. Sim, nos 3 primeiros meses! Mas se você engordou 1 kg por mês, também está dentro da média brasileira.
-No segundo trimestre é legal que você engorde cerca de 500g por semana! Dando em média, de 1,5kg a 2kg por mês
-No terceiro não tem jeito, é onde mais você irá encontrar dificuldades para não disparar os números na balança. É no terceiro trimestre que você está com mais acumulo de água, de líquido amniótico, volume sanguíneo e é quando o bebe engorda realmente! Para este período engorda-se 1kg por semana, ou ligeiramente mais, devido aos fatores que citei neste tópico.
Não se preocupe muito, se estiver passando por uma gestação saudável. O ideal é que você não fique neurótica com seu peso, e que não deixe também de se cuidar, extravasando e trazendo problemas futuros para você mesma e para seu filho.
Precisa-se manter um equilíbrio.





A gestação é um período complicado sim, cheio de altos e baixos e cheio de mudanças. Mas digo e repito, aproveitem, pois este é um dom que Deus te deu e nem todas tem o prazer de desfrutar de tanta magia, de tanto amor!

Boa noite a todas.

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem! me ajudou muito a me situar dentro desse tempo que estou vivendo muito feliz. Obrigada

    ResponderExcluir